O Objetivo do Projeto LABINC (Laboratório de Inclusão) é suprir a demanda por assessoria de produção de materiais didáticos, a partir da modelagem tridimensional, da animação e da prototipagem rápida, voltados ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, por meio do Desenho Universal. Os participantes do projeto de extensão são estudantes de graduação, docentes e pesquisadores da UFPR, bem como, de outras instituições de ensino ou empresas, que necessitem de assessoria na solução de problemas voltados a confecção e/ou pesquisa de materiais didáticos voltados à Educação Inclusiva.

O Projeto possibilita a integralização dos alunos entre o ensino, a pesquisa e a extensão, permitindo aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula em situações reais e atuando em equipes multidisciplinares, integrando alunos e professores de cursos e instituições internas e externas. Além disso, participam alunos cumprindo estágio obrigatório com atividades dentro do Projeto e estudantes que utilizaram a temática em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Bacharelado em Expressão Gráfica.

Nesse sentido, o projeto irá contribuir em pesquisas exploratórias a fim de produzir conhecimento referente a questões relacionadas à produção de materiais didáticos no âmbito da Educação Inclusiva e do Desenho Universal, auxiliando à produção de inovação nas áreas de Modelagem, Animação, Realidade Virtual e Prototipagem Rápida. Além disso, o Projeto atende demandas das mais variadas disciplinas: matemática, geografia, história, ciências, química, artes, entre outras, desenvolvendo produtos didáticos que auxiliem o público com deficiência, promovendo, desta forma, a inclusão.

Participantes

Professora Andrea

Andrea Faria Andrade

Coordenadora

Professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR, Doutora em Ciências Geodésicas, Mestre em Ciências Geodésicas.

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Professora Bárbara

Bárbara de Cássia Aguiar

Vice Coordenadora

Professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR, Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia.

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Alunos

Maria Luiza Coelho

Voluntária

Desenvolvedora júnior e web designer, desenvolvo wireframes, layouts e sites responsivos utilizando HTML, CSS e Javascript. Contribui com o projeto realizando o layout e o desenvolvimento do site, além de torná-lo acessível.

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Amanda Barboza

Estágio Obrigatório

Estudante com vertentes em design e projetos, atuei como estagiária da pesquisa onde pude aprender mais sobre fazer conteúdos acessíveis e pude contribuir um pouco mais com o projeto, modelando uma caixa acessível para o Dominó.

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Jaqueline Farinhak dos Santos

Voluntária e bolsista

Iniciação acadêmica em 2017, interesses da graduação as disciplinas que arquitetura e mobiliario. Atuei no projeto de Extensão em 2019 na modelagem de mapas de biomas e Regiões brasileiras, tabela periódica e na finalização dos dominós. Com o projeto consegui ver um outro campo de atuação profissional.

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Karen Cristina Stresser de Melo

Bolsista

Participei do projeto no ano de 2018, iniciando o desenvolvimento dos Mapas Táteis sobre biomas e regiões brasileiras. Esse projeto estimulou meus interesses pela educação acessível, utilizando novas tecnologias como ferramentas de ensino. Por conta disso, procurei me inserir no campo educacional e hoje trabalho numa editora/escola focada no desenvolvimento de adolescentes.

Fernanda Dal Pasqual

TCC

Gabriela Rodriguez Garcia

TCC

Chao Miao Yi

Estágio Obrigatório

Bruno Toshio Utumi

Voluntário

Thales Ferreira Panke

Voluntário

Taynara Leonel de Carvalho

Voluntária

Lucas Antunes Becker

Bolsista

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Instituições

Instituto Paranaense de Cegos (IPC)

Endereço: Av. Visc. de Guarapuava, 4186, Centro, Curitiba

Colégio Estadual Dom Pedro II

Endereço: Av. Água Verde, 2140, Água Verde, Curitiba

Materiais

Biologia

Chapa impressa em 3D em cinza, representando os diversos componentes de uma célula animal, separados e nomeados. Chapa impressa em 3D em cinza, representando os diversos componentes de uma célula animal, separados e nomeados. Peça impressa em 3D em cinza, representando uma célula animal inteira. Peça impressa em 3D em cinza, representando uma célula animal inteira.

Matemática

Caixa vermelha impressa em 3D com um dominó matemático verde impresso em 3D dentro. Estão dispostas quatro peças do dominó sobre a caixa. Caixa azul impressa em 3D com um dominó matemático também azul e impresso em 3D dentro. Estão dispostas quatro peças do dominó ao lado da caixa. Duas chapas cinzas impressas em 3D representando a formação de formas geométricas, e oito peças soltas também representando a formação de formas geométricas. Duas chapas cinzas impressas em 3D representando a formação de formas geométricas, e oito peças soltas também representando a formação de formas geométricas.

Geografia

Chapa azul impressa em 3D com informações sobre os biomas brasileiros. Encaixada nela, seis peças do formato dos biomas. Chapa azul impressa em 3D com informações sobre os biomas brasileiros. Encaixada nela, seis peças do formato dos biomas. Uma das peças foi desencaixada para demonstração. Chapa azul impressa em 3D com informações sobre as regiões brasileiras. Encaixada nela, cinco peças do formato das regiões. Chapa azul impressa em 3D com informações sobre as regiões brasileiras. Encaixada nela, cinco peças do formato das regiões. Uma das peças foi desencaixada para demonstração. Chapa azul impressa em 3D com informações sobre as regiões brasileiras. Ao lado da chapa, cinco peças representando as regiões brasileiras encaixadas, formando o mapa do Brasil. Chapa azul impressa em 3D com informações sobre as regiões brasileiras. Ao lado da chapa, cinco peças representando as regiões brasileiras encaixadas, formando o mapa do Brasil.

Trabalhos publicados

Material didático adaptado no ensino de ciências para pessoas com deficiência visual

AGUIAR, B. C. X.; ANDRADE, A. F.; PASQUAL, F. D.

GRAPHICA RIO 2019 - XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2019, Rio de Janeiro. GRAPHICA RIO 2019 - XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Rio de Janeiro, 2019. p. 1110-1119.

A prototipagem na produção de material didático para pessoas com deficiência visual no ensino de desenho

AGUIAR, B. C. X.; ANDRADE, A. F.; GARCIA, G.R.

GRAPHICA RIO 2019 - XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2019, Rio de Janeiro. GRAPHICA RIO 2019 - XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Rio de Janeiro, 2019. p. 1120-1130.